
Um dia após policiais militares do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) terem interceptado um homem que estava com 11 unidades de dinamites para explodir a Cadeia Pública de Guarapuava, a deputada estadual Cristina Silvestri (PPS) solicitou uma reunião no início da semana que vem com o Secretário de Segurança Pública do Paraná, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, para debater o tema. O objetivo é solicitar agilidade no processo de transferência da cadeia, que hoje divide espaço com a 14ª Subdivisão Policial (SDP), no Centro da cidade.
“Nós já sabíamos da urgência, mas este caso evidência, ainda mais, a necessidade dessa transferência. Não podemos imaginar os danos que teriam sido causados caso o ato da explosão tivesse se concretizado”, diz Cristina.
De acordo com a parlamentar, a última deliberação envolvendo a transferência ocorreu no final de 2018, quando o projeto de construção ainda estava em execução. Quando finalizado este projeto, a obra da nova Casa de Custódia será feita em um terreno doado pela prefeitura, em espaço próximo à Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG).
“Batalhei por este pleito desde o início do meu primeiro mandato e agora não será diferente. O local em que a cadeia está instalada hoje traz um sentimento de insegurança diário para toda a região central. As fugas são preocupantes e uma eventual troca de tiro também. A situação é urgente”.
A parlamentar lembra, ainda, que além da segurança, é necessário dar dignidade aos presos.
“Precisamos dar mais segurança para a população e, também, dignidade para os presos. O Estado precisa proporcionar condições para que os presos sejam recuperados, o que é uma das finalidades principais do sistema prisional”.
Proposta de Cristina Silvestri garante ao Paraná uma das leis mais modernas no combate ao bullying
Cristina Silvestri solicita a Ratinho Júnior a criação de Fundo Estadual dos Direitos da Mulher
Cristina Silvestri é uma das lideranças homenageadas pelo Curso de Medicina na Unicentro
Secretaria de Educação atende pedido de Cristina e autoriza implantação de Colégio Militar em Guarapuava
Cristina Silvestri passa a integrar cinco comissões da Alep
Estado atende pedido de Cristina Silvestri e antecipa repasse ao Santa Tereza